Foi ao ar no Shopping Light no Centro de São Paulo uma ação de bluetooth marketing para Lojas Renner.
Com sinalização na entrada da loja, os consumidores eram convidados a ativar o bluetooth de seus celulares para receber promoções relacionadas ao Dia dos Pais.
Essa ação se soma a um movimento de retomada dos investimentos em bluetooth, que nos últimos tempos sofreu com uma onda de incredulidade, muito por conta da entrada desestruturada de diversos players no mercado nacional. Contudo, quando bem planajada, uma ação apoiada nessa tecnologia traz belos resultados.
Abaixo, vale a leitura de artigo escrito por Andre Massita* sobre essa nova fase do bluetooth marketing.
"Bluetooth Marketing ou A Volta dos que Não Foram
Assim que os dispositivos Bluetooth começaram a ser usados para distribuir conteúdos multimídia gratuitamente para o celular das pessoas e as agências puderam oferecer algo inovador para os anunciantes, muitas campanhas foram realizadas.
A FIAT usou para divulgar o então novo Stilo Dualogic. A IBM para promover a venda de seus softwares corporativos. A marca HALLS para divulgar o "Circuito Halls". A FORD para entregar conteúdos sobre seus lançamentos na FENATRAN. A VIVO colocou totens na lojas modelo dentro do Fashion Mall e no Estação Gávea. Também realizaram campanhas HP, LG, Absolut e Schincariol, entre tantas marcas. Independente do segmento de atuação ou tamanho do negócio, todos queriam experimentar a novidade.
Porém, toda novidade tecnológica acaba também trazendo suas versões piratas, os genéricos ou, como no caso do Bluetooth Marketing, muitos oportunistas. E com eles, surgiram muitas promessas e pouca entrega, materializadas em ações mal desenhadas, mal pensadas e mal feitas.
A falta de conhecimento e erros conceituais na realização das campanhas, acabaram gerando além de uma grande decepção, uma grande aversão às ações de Bluetooth Marketing.
Mas e aí? Como uma tecnologia que acabara de nascer poderia ter um fim tão prematuro? Como reverter o quadro e popularizar esse tipo de ação tão inovadora e eficiente?
Simples. Ouvir e seguir os 4 fundamentos básicos de Bluetoioth Marketing:
(1) Alinhar expectativas do cliente no processo de venda.
(2) Bluetooth é marketing de proximidade. Proximidade, não custa repetir.
(3) Pense sempre em conteúdos relevantes para o target.
(4) Reler os 3 primeiros pontos sempre que for realizar uma ação de BM.
E isso funciona? Perguntam-se os ainda céticos. Sim, funciona. Nos últimos 3 meses, anunciantes como EXTRA, MTV, Renner e Todeschini fizeram suas ações, obtiveram grandes retornos e ficaram satisfeitos com o investimento.
Seria essa a "volta de quem não foi"? Eu tenho certeza que sim."
*Andre Massita é Gerente de Negócios da Pontomobi.
Recent Comments