Estima-se que existam no Brasil cerca de 10 milhões de celulares com câmera (nas mais diversas qualidades) e, além disso, que 3 em cada 5 aparelhos em estoque no varejo tenham este recurso. Mundialmente, o movimento é semelhante.
Logo, é mais do que natural que apareçam novas aplicações para potencializar as câmeras móveis. De tudo o que tenho visto, as aplicações de reconhecimento de imagens (QRCodes) são as mais bacanas. Basicamente, essas aplicações permitem a "mobilização" da mídia estática, entregando maior interatividade à publicidade tradicional.
Funciona assim: 1. usuários precisam fazer download de um aplicativo simples e leve para seus celulares, 2. um código é inserido em peças de mídia tradicional (revista, outdoor, mobiliário urbano, etc), 3. consumidor abre o aplicativo e tira uma foto do código para interagir com a peça.
O maior case de aplicação dessa tecnologia está em curso no México, numa promoção de Sprite. Mais de 40 milhões de embalagens do refrigerante têm um shotcode impresso. Ao tirar fotos do código, o consumidor é enviado a uma página da promoção direto em seu celular, interage e pode ganhar diversos prêmios na hora.
Os desafios para fazer funcionar uma campanha como essa no Brasil são: 1. Ensinar o consumidor a baixar estes aplicativos e 2. Ter um aplicativo que rode num número razoável de aparelhos de diferentes marcas e modelos.
Já desenvolvemos aqui no Br alguns projetos que utilizam esta tecnologia. Nenhum vingou por enquanto, mas tenho certeza absoluta que temos nas mãos uma ferramenta poderosa para incrementar campanhas interativas.
Comments